Comunicação Televisiva-Estudar Televisão

terça-feira, fevereiro 22, 2005

A Civilização do Audiovisual-O sucesso da televisão

Razões do sucesso do fenómeno televisivo

Imagem audiovisual- convergência da imagem e do som, criando no cérebro uma imagem distinta da imagem visual ou do registo auditivo

-Fenómeno de identificação e representação

-Falsa ideia de democraticidade no acesso à informação. Universalidade da oferta televisiva.

-Passividade do espectador de televisão.Ver o mundo sem ser visto



A televisão numa dupla perspectiva


A televisão-perspectiva técnica: estudo da televisão como média.
Disciplinas envolvidas na técnica de fazer televisão: Audimetria;jornalismo;produção;realização;electrónica;
informática;óptica;arquitectura de cenografia;engenharia de som,etc

A televisão-perspectiva social: estudo da televisão como fenómeno sociológico-Impacto da televisão na sociedade.Alteração e modificação de comportamentos sociais.a televisão e a educação.A televisão e a linguagem.A televisão e a moda.
A televisão e a violência,etc
A televisão começou por ser estudada nas Universidades e nos meios Académicos pela mão da sociologia ou seja na perspectiva social



Evolução histórica da televisão

A televisão dos engenheiros
A televisão dos Realizadores
A televisão dos Jornalistas
A televisão do Marketing

A televisão do Marketing resultou da extensão da economia de mercado ao Audiovisual: o programa entendido como produto e o espectador como consumidor.
Abandono da vocação pedagógica da televisão.
Pressupostos da televisão do Marketing -a televisão generalista- objectivo a audiência-e a maior e mais diversificada audiência.


Etapas na Fragmentação da televisão

1ªEtapa-Diversificação dos programas num quadro tradicional de televisão de massas. A diversificação tem em conta a diversidade de públicos.
2ªEtapa-Fragmentação da televisão -Os suportes multiplicam-se (cabo, satélites,etc) e em consequência aparecem programas para esses suportes.
3ª Etapa- Interactividade que permite a televisão “à la carte”-intervenção do espectador no programa- da televisão à telemática.