Comunicação Televisiva-Estudar Televisão

domingo, setembro 23, 2007

Programa de Comunicação Televisiva

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

Faculdade de Ciências Humanas

Curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação
Nível Curricular-3ºano
Comunicação Televisiva

Docentes: Dr.Lopes de Araújo
Dr.Pedro Bruno (aulas práticas)
Ano lectivo de 2008/2009
Semestre de Inverno/Verão
3 horas semanais

PROGRAMA


1.A civilização do Audiovisual.O sucesso da televisão-fenómeno de identificação e representação. A perspectiva social e técnica da televisão.
2.Abordagem histórica da evolução da televisão.
3.Complexidade e especificidade da empresa de televisão-sua estrutura
4.O produto da televisão-o programa.Programação e contra-programação.
Noções de Audimetria.
5.Informação-Estrutura, meios e tempos.
6.Produção-pré-produção,rodagem e pós-produção.
7.Processo Geral de Realização televisiva.
8.Formas de narração televisiva-o discurso do real e da ficção
O universo da ficção.Sitcom;tele-filme;seriado e telenovela.
A episodicidade e a narrativa em série.
9.O Universo da informação.A reconversão do real.
10.A captação da imagem audiovisual.O plano televisivo-níveis de valoração e caracterização:enquadramento,perspectiva,luz e composição do plano.
11.A montagem.A montagem sintética e analítica.O insert e o assemble.
12.Escrever para televisão-a oralidade da escrita ou escrita conversacional.Princípios da construção do texto televisivo.
13.O directo.
14.A reportagem televisiva-sua construção. A recolha de imagens e de depoimentos, o vivo, o som directo e o som off.
15.A entrevista televisiva.A apresentação e a reconversão dimensional do estúdio.
16.A apresentação do jornal televisivo.Construção do jornal televisivo-a paginação.
17. Potencialidades e limites da Comunicação televisiva.
A interactividade e a televisão digital.


Bibliografia



Wolton Dominique-“Elogio do Grande Público”-ed.Quetzal
José Miguel Contreras e M.Palacio-”La Programación de Televisión”
Jespers,Jean Jacques-“Jornalismo Televisivo”-ed Minerva
Tubau,Ivan –“Periodismo oral”-ed. Paidos-Barcelona
Shook,Frederick-“Television-Field Production and reporting”- ed.Longman,USA
Griffiths,Richard-“Videojournalism”,Focal Press,London



METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO


A base da avaliação é um teste escrito feito quase no final do semestre que corresponde a 70% da nota final.
Sendo uma cadeira com uma componente prática, a avaliação será complementada com nota de um trabalho prático individual ou em grupo.
O trabalho prático poderá constar de um pequeno exercício em video,preparação de um guião,sinopse ou outro trabalho escrito ou oral.(corresponde a 30% da nota final)