Comunicação Televisiva-Estudar Televisão

segunda-feira, abril 25, 2005

Pós-Produção-A Montagem


A Montagem

A montagem tem por objecto estabelecer a continuidade cortada por hiatos de camara - imagem e audio - durante a rodagem.


A montagem omite, por conseguinte, uma série de fragmentos da realidade, sintetizando o tempo e o espaço real do acontecimento para recriar um novo tempo e espaço ideiais: o tempo e o espaço televisivos que são consequência da selecção que o jornalista ou realizador efectua em função do seu próprio juízo.

A montagem não é uma operação meramente técnica. Recorre à organização dos planos gravados ou filmados segundo determinadas condições de ordem, tempo e espaço, tendente a contar uma história com sentido. É uma criação artistica. É um veículo da narrativa.

A montagem está condicionada por critérios de valoração informativa, de conteúdo, de natureza estética e outros (como sejam os de urgência de produção)

A montagem pode ser:
- Analitica e
- Sintética

Montagem analitica - consequência de uma rodagem baseada na fragmentação multipla da realidade. É mais própria de um trabalho de autor sobre a própria história.

Montagem sintética - é uma concepção de estrutura narrativa baseado no plano - sequência. Registo de uma acção sem hiatos e com um máximo de objectividade devolvendo ao espectador a liberdade de leitura das imagens.