Comunicação Televisiva-Estudar Televisão

sábado, junho 14, 2008

Programação televisiva.Alguns conceitos essenciais de Audimetria

Universo-Conjunto de indivíduos ou de lares claramente definido e passível de ser estudado nos seus comportamentos. Corresponde a 3 045 000 lares em Portugal continental.ZappingMigração de um número (ou percentagem) de espectadores de um canal para outro, por efeito de repulsa, de atracção ou de simples curiosidade.


Alvo- Subconjunto de elementos de um dado universo cujo comportamento se pretende estudar, ou que se quer contactar/fidelizar. É definido geralmente por características socio-demográficas, psico-gráficas, de posse de bens, comportamentos, atitudes socio-culturais, etc.


Amostra- Subconjunto do universo que se considera ter características e comportamentos muito semelhantes aos do universo. A amostra, sendo representativa do universo, permite a inferência estatística: conhecendo o comportamento da amostra, é possível inferir o comportamento do universo. A composição percentual da amostra por sexos, escalões etários, classes sociais, regiões de residência, profissão ou ocupação, nível de instrução, estilos de vida e atitudes socioculturais deve ser idêntica ou muito próxima da composição do universo segundo as mesmas variáveis (condição de representatividade da amostra).


Amostra útil -É o número de indivíduos inquiridos pelos audímetros cujas respostas são consideradas válidas. A dimensão da amostra útil é quase sempre inferior à amostra total ou teórica, variando de dia para dia em função, nomeadamente, de: · interrupções no fornecimento de energia eléctrica nos lares inquiridos; · dificuldades/perturbações nas comunicações telefónicas entre audímetros e o computador central da agência de audimetria; · avaria de audímetros; utilização incorrecta do audímetro por parte de alguma das pessoas do lar inquirido.


Audiência de televisão- Indivíduos que estão presentes na sala ou compartimento onde se encontra o televisor ligado (e que se supõe darem alguma atenção ao que vêem e ouvem no receptor de TV).


Audiência média (rating)- Taxa média de audiência por segundo. Para o seu cálculo, cada indivíduo é ponderado relativamente ao tempo de contacto com o programa ou suporte. Exprime-se em em percentagem do universo (ou do grupo-alvo em estudo), ou em milhares. Dá-nos a audiência provável que contacta com o canal/programa em qualquer momento do período horário (ou do programa) em estudo. Exprime-se em percentagem ou em milhares. Abreviatura: rat% ou rat#.


Audímetro- Nome genérico atribuído ao equipamento electrónico, na sua globalidade, que é instalado nos lares do Painel, para a medição das audiências. Todos os membros do agregado familiar declaram a sua presença no compartimento em que se encontra o televisor, através de um telecomando no qual cada botão está associado a um membro do lar. As visitas ao lar não são registadas, embora o sistema esteja tecnicamente preparado para fazer esse registo. Durante a madrugada, de modo automático através de modem, é feito o download da informação de cada lar para o centro de processamento da Marktest Audimetria. Os dados recebidos, casos sejam validados (ver amostra útil) recebem então as poderações necessárias à sua extrapolação para valores populacionais (representativos do universo). Em paralelo, a Marktest procede também ao visionamento das emissões de programação dos principais canais, o que permite obter valores de audiência, não só para períodos horários, mas também para programas e para spots (e blocos) publicitários.


Audimetria- Sistema de recolha electrónica de informação sobre o comportamento de um público face ao televisor, sem intervenção de entrevistadores (e sem entrevistas pessoais, telefonicamente ou face a face, portanto sem que os membros do agregado familiar observado se apercebam), através de um dispositivo acopulado ao receptor de TV, denominado audímetro (peoplemeter) que regista momento a momento a situação (on/off/canal sintonizado) do televisor.


Dia- O dia de audiências não coincide com o “dia legal” (nem com o dia solar). Tem início às 02H30 e fim à mesma hora do dia legal seguinte. Por conveniência do tratamento matemático dos dados, os tempos horários entre a meia-noite e as duas e meia da madrugada escrevem-se 24H00, 25H00, 26H00, 26H30 (fim do dia audimétrico).


Dona de casa- A pessoa responsável pelas compras dos bens não duradouros do lar, independentemente do sexo (atenção: há mesmo indivíduos do sexo masculino considerados e incluídos como “Donas de casa” nos relatórios e estudos de audimetria). Existe, apenas, um(a) dona de casa por lar.


GRP- Abreviatura de Gross Rating Points. Tradução: Pontos Percentuais Brutos de Contacto. Indicador usado na pré e pós-avaliação de campanhas publicitárias (ou de auto-promoção de programas) para medir a eficácia de um plano de inserções ou de um canal em contactar espectadores. Exprime-se em ratings e representa o número total de contactos conseguidos para cada 100 pessoas do universo (ou de um determinado alvo).


Grupo-alvo (target)- Subconjunto de indivíduos de um dado universo que se pretende contactar ou cujo comportamento se pretende estudar. É definido, não apenas por características sociodemográficas (sexo, idade, etc), mas também pela posse de certos bens, pelo rendimento familiar líquido. Em estudos mais específicos também pode ser definido pela revelação de certos estilos de vida, atitudes e afinidade com correntes socioculturais.


Horário nobre (prime time)- Período horário em que se verificam, não apenas os maiores índices de audiência, mas também a presença de todos os grupos-alvo no auditório potencial. Entre nós, convencionou-se ser o das 20H00 às 24H00.


Índice de fidelidade- Mede a fidelidade da audiência ao evento, ou seja, a relação entre a audiência média por segundo e a audiência total do evento, ou ainda, a proporção de tempo médio despendido pela audiência, na duração total do evento. É, por conseguinte, a percentagem (média) da duração total de exibição de um programa que foi efectivamente visionada por cada espectador. No limite, o índice de fidelidade pode atingir os 100%. Isto ocorre quando todos os indivíduos que contactam com um programa o visionam integralmente (na prática só acontece em programas de muito curta duração).Abreviatura: ats%.




Período horário (time slot)- Intervalo de tempo bem definido considerado relevante na análise de audiências ao longo do dia, ou com significado especial na grelha de programação, ou ainda dado o seu interesse em termos de venda de espaço para promoção comercial.


Rating- Expressão anglo-saxónica usada como sinónimo de “grau de desempenho” (ou do resultado alcançado), medido sob a forma de taxa percentual, número-índice ou coeficiente. Em audimetria, rating significa, pura e simplesmente, ... taxa de audiência. Convem especificar se se trata de audiência média ou total (acumulada) e se é referida a programa, a spot publicitário (ou de autopromoção), a período horário ou a um canal.


Reach – Audiência acumulada Percentagem ou número (milhares) de indivíduos que contactam com um determinado programa/suporte durante pelo menos um segundo, durante um dado período horário ou durante a exibição de um dado programa ou spot. Exprime-se em percentagem ou em milhares. Abreviatura: rch% ou rch#.


Share- Também pode ser designado quota de mercado ou quota de audiência. É calculada a partir do tempo total despendido a ver um determinado canal/suporte/programa relativamente ao tempo total despendido a ver televisão (no mesmo período horário). Indica, de entre os espectadores que viram televisão durante um dado período horário (ou durante a emissão de um programa), qual a fatia percentual que optou por sintonizar um dado canal. É o indicador que mede a implantação de um canal/programa no “mercado”, durante um dado período horário. Exprime-se em percentagem. Abreviatura: shr%.


Tempo médio de visionamento (por habitante)- Tempo médio, em minutos e segundos, que cada indivíduo do universo (independentemente de ser, ou não, considerado telespectador) despendeu a ver um canal/suporte/programa. Mede, por isso, o “consumo” por habitante de um dado evento ou de um dado período horário ou de um ou mais canais. O tempo médio de visionamento por habitante é, naturalmente, inferior ao tempo médio despendido por espectador (nem todos os habitantes no universo são espectadores num dado dia ou período horário). Designação habitual em inglês: average time of viewing. Abreviatura: tmv ou atv#.


Universo- Conjunto de indivíduos ou de lares claramente definido e passível de ser estudado nos seus comportamentos. Corresponde a 3 045 000 lares em Portugal continental. Zapping Migração de um número (ou percentagem) de espectadores de um canal para outro, por efeito de repulsa, de atracção ou de simples curiosidade.


Técnicas de Programação

•Estratégia Conservadora- Não toques naquilo que corre bem

•Estratégia dinâmica- Elevado nível de risco

•Insatisfação permanente do programador

  • Factores externos que condicionam o trabalho do programador:

-Programadores rivais -as audiências somam 100

-O público não é um colectivo homogéneo nem estético

-Programadores nunca têm o controlo total sobre a grelha (ex: break do rival/acções inesperadas)

Tipologias de Programação

•Confronto Directo- ex: Praça da Alegria/Fátima Lopes,etc

.Coexistência Complementar-prog port/progr.estrangeira/desporto

•Programação de alternativa-manhã na 2-Infantil/notícias na 1 e nos outros canais

•Colocação de Alicerces (ex: noticiários;talk-shows diários,etc)

•Transferência de públicos-fixar público e captar outros

•Escalonamento de idades

•A tira diária-programação em strip

•A tira de género-ex: 5 noites 5 filmes•A ponta de lança (ex: Escrava Isaura)

•Protecção Couraçada

•Suporte Central/golpes de efeito-programa forte com efeitos para diante e para trás

•Duplex-ex: Morangos com açúcar-dois episódios seguidos um dos quais é repetidoConjunturas de Concorrência

•Efeito pinça-dois produtos fortes em dois Canais Concorrentes- já está o público tomado

•Efeito laço- aproveitar o break para ver dois canais ao mesmo tempo

•Camas separadas- guerra dos sexos-futebol e telenovela

•Guerra Total-fecho do mês ou do ano

•Líder por acidente









Fonte:RTP